UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

29/08/2008 - 13h28

Blogs especializados falam dos perigos do cigarro para a saúde

Ludmilla Balduino
Do UOL Interação
Fumar pode ser prazeroso e relaxante. Mas só para quem fuma. E não só para quem fuma- os fumantes passivos estão inclusos-, o consumo de cigarro pode levar ao câncer, enfisema, infarto, menopausa precoce, entre outros problemas. Ou seja, afeta muito mais a saúde do que dá prazer.

É esta a mensagem que os blogueiros do UOL querem passar nesta sexta-feira (29), Dia Nacional do Combate ao Fumo. E é sobre a dependência da nicotina que o blog HelpFumo, que estréia hoje no portal, fala em seu primeiro post.

"Meu irmão tem mania de astronauta, e quando papai resolveu parar de fumar ele resolveu fazer uma contagem regressiva antes dele lançar seu último maço ao lixo. Mas meia-hora depois, papai não parava quieto. Lá pelas 11 horas eu o peguei revirando a lixeira para pegar seu maço de volta. Se estivesse com fome, duvido que ele fosse pegar comida no lixo. Quem pode me explicar o que se passa com ele?", diz Ciro Kirchenchtejn, pneumologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e coordenador do HelpFumo, Centro de Tratamento do Tabagismo.

Se você se identificou com o personagem que se desespera minutos depois de jogar seus cigarros no lixo, o HelpFumo, - como o próprio nome diz, poderá te ajudar a se livrar do vício. Além disso, através do blog, Kirchenchtejn tirará dúvidas de internautas, que não são poucos, sobre o tabagismo.

Mais de 466 mil brasileiros devem desenvolver câncer entre os anos de 2008 e 2009. Os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), divulgados no blog Boa Saúde, alertam para a importância da campanha contra o tabagismo.

O tema da campanha organizada pelo INCA e pelo Ministério da Saúde para esta sexta é "Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos". Se um não-fumante já se sente incomodado com a fumaça alheia em um ambiente fechado, imagine o quanto a fumaça do seu próprio cigarro pode incomodar um espaço ainda menor - seu pulmão.

O blog Física na Veia! explica como é que o principal órgão responsável pela sua respiração trabalha. Física pura, que pode ser resumida em uma fórmula: p = F/S. Mas atenção: esta fórmula só funciona em pulmões muito bem tratados!

Divulgação
Professor de yoga Sandro Bosco mostra posição que ajuda a parar com os vícios
BLOG DO YOGUE
O uso constante de cigarro pode causar problemas nos pulmões, na traquéia, no coração, no estômago, na laringe, na boca. E as mulheres ainda devem ter uma preocupação a mais: a nicotina e outros elementos do cigarro podem causar doenças no útero, levar à infertilidade e afetar o desenvolvimento de bebês quando ainda estão em gestação.

O yogue Sandro Bosco postou um relato de sua aluna de yoga, Clara Ramos, que decidiu parar de fumar por um objetivo nobre: engravidar. "Parar de fumar é a coisa mais difícil que já fiz. Mas posso dizer que [praticar] a yoga foi fundamental.", diz a jovem. No blog, o professor ainda dá dicas de posições da yoga indicadas para todo tipo de dependência química.

Para reforçar ainda mais a idéia de que fumar vai fazer mal para as mulhres que pretende tornar-se mães, a jornalista Cláudia Collucci, do blog "Quero Ser Mãe" aponta: "mais de 20 pesquisas já confirmaram o que os médicos alertam há um bom tempo: as mulheres fumantes têm maior probabilidade de apresentarem problemas de fertilidade do que as não-fumantes".

Sim, falar pode ser fácil. O difícil mesmo, é parar de fumar. Mas quem disse que é preciso parar sozinho? Então, aproveite a data e parta para a ação. Cláudia Collucci dá mais detalhes de campanhas que acontecem durante todo o dia de hoje não só na cidade de São Paulo como também na Internet.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host