UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

29/08/2008 - 13h32

Artistas criam "maço de idéias" para combater o fumo

Edson Lovatto
Do UOL Interação
O fumo é um vício que, como tal, causa dependência. Mas, para provar que se apegar a um (ou vários) pedacinho de feltro não está com nada, o UOL convidou um super time de artistas para uma ação antitabagista. Só que, em vez de "queimarem tudo até a última ponta", como diz a letra de Marcelo D2, eles queimaram foram as pestanas para representar no papel as idéias para combater o fumo.

Os ilustradores Frederico Ponzio e Ivan Erich Szulc pensaram, pensaram, e perceberam que a solução é ficar bem longe dos rolos de tabaco. É uma decisão bem séria a ser tomada e, por que não, que coloca frente a frente um duelo mortal que deixa na corda-bamba os incautos.

Já parou pra pensar na quantidade de fumaça que ingerimos todos os dias? Elas saem freneticamente das chaminés das fábricas, da frota de automóveis, dos transportes coletivos...e dos cigarros, tragados compulsivamente pelas bocas sedentas em suas casas! Desta forma, não tem quem agüente. Vai chegar o dia em que os prédios se transformarão em imensos cigarros, afugentando os blocos vizinhos. É a situação ilusória que o cartunista Paulo Stocker levanta em sua tira. Ou, na possibilidade extrema de cobrir o planeta com toda esta fumaça. Adivinhe?

Reprodução
Fernandes desenhou uma mão gigante para dizer "não" ao consumo dos cigarros
FOTOBLOG DO FERNANDES
ENVIE UM CARTÃO PARA QUEM FUMA
VOCÊ JÁ TENTOU PARAR DE FUMAR?
Humor à parte, o que se observa é que, "após a proibição das propagandas de cigarro e, a cada dia, sendo mais comprovados os seus malefícios à saúde, o índice de fumantes vem diminuindo. A quantidade de fumantes décadas atrás era muito maior que atualmente. O que já foi rotulado como "estar na moda" ou "parecer descolado", hoje é visto como ignorância aos males que o cigarro faz". Falou, disse e ilustrou o blogueiro Renan Heitzmann.

Além do mais, os prejuízos do consumo de tabaco são sentidos até pelas pequenas gerações, que muitas vezes nem foram geradas ainda.

É triste notar que, apesar de toda a campanha e do movimento de cerco e "caça às bruxas", ou melhor, fumantes, os diversos tipos de cigarros e seus parentes de primeiro grau -charutos, cachimbos, cigarrilhas até o narguilé, hábito reinventado pelos jovens- ainda persistem no cenário das grandes cidades e na mídia.

São "figurinhas" presentes em cartazes de cinema, nas fotografias, em camisetas alusivas e até humoradas. Da boca dos traficantes até do cozinheiro do seu restaurante predileto. Vêm também do "mala" do seu chefe ou do colega de trabalho sem-noção que divide a baia com você. Muito bom seria se pudéssemos adotar a solução encontrada pelos cartunistas Gilmar e Nico para o problema.

E, claro, sem esquecer que estamos em época de eleições, não é mesmo? Então é "batata" que teremos a chance de escolher candidatos como o Nulo; um cara consciente, menos com a saúde, que deve andar mal das pernas com os charutos fumados.

Portanto, antes de levar à boca aquele cigarro, reflita! Esta "bomba" é assim tão indispensável que vale o esforço de se livrar dela, não é mesmo? Lembre-se que todos têm um fim, mas você pode escolher o seu. Seu tempo pode estar correndo e, no fim, parafraseando um certo pensador, "o bem tem de vencer".

Ok, podem nos chamar de chatos, mas o alerta tem de ser feito!

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host