UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

28/08/2008 - 18h00

NYT: Lembrar do parceiro amado melhora a concentração, afirma estudo

Por Eric Nagourney
The New York Times
Será que o amor faz a gente manter a concentração?

Em um novo estudo, pessoas expostas a imagens de homens e mulheres atraentes prestaram menos atenção a elas do que a simples lembrança da pessoa amada.

Os resultados conduzidos por Jon K. Maner da Florida State University sugere que os humanos desenvolveram mecanismos para resguardar relacionamentos longos. O estudo aparece no Evolution and Human Behavior.

Os pesquisadores analisaram mais de 100 estudantes universitários que disseram estar comprometidos em um relacionamento. Um grupo foi orientado a escrever uma redação breve sobre uma ocasião em que tivessem sentido "um amor muito forte pelo parceiro atual". Os outros voluntários foram orientados a escrever sobre um momento de extrema felicidade que eles tiveram.

Os estudantes foram colocados diante de computadores e orientados a identificar uma série de formas, o mais rápido que podiam. Antes das formas serem mostradas, no entanto, imagens de rostos de grau de atratividade variado apareceram na tela.

Quando rostos atraentes do sexo oposto apareceram, os estudantes identificaram as formas de um modo mais lento. Mas aqueles que tinham escrito sobre o parceiro amado foram menos distraídos.

Relacionamentos de longo prazo, afirmam os pesquisadores, oferecem benefícios para a reprodução, em parte porque ambos os pais podem desempenhar um papel na criação dos filhos.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host