UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

11/08/2008 - 18h06

Telescópio Hubble comemora 100 mil órbitas com foto de berçário estelar

Da Redação
Em São Paulo
No último domingo (10), cientistas do Instituto de Ciência do Telescópio Espacial de Baltimore, nos Estados Unidos, miraram o Telescópio Espacial Hubble na direção de uma galáxia vizinha à nossa para fotografar um dos mais belos berçários de estrelas das regiões próximas à Via Láctea. A imagem, divulgada hoje, comemora as 100 mil órbitas completas do Hubble em torno da Terra, 18 anos após seu lançamento.

Nasa/ESA/M. Livio (STScI)
Nebulosa em galáxia vizinha se localiza
a 170 mil anos-luz de distância da Terra
IMAGENS DO MÊS
Segundo o instituto, a foto mostra uma nebulosa próxima ao aglomerado estelar NGC 2074, localizada a 170 mil anos-luz da Terra. Fica próxima de outra famosa nebulosa: Tarântula, que é também a região incubadora de corpos estelares mais ativa das galáxias próximas.

O telescópio Hubble foi lançado ao espaço em 25 de abril de 1990. Uma de suas principais contribuições à astronomia foi fornecer aos cientistas uma estimativa mais precisa da idade do universo, de 13 a 14 bilhões de anos. Antes, acreditava-se que ele teria entre 10 e 20 bilhões de anos - uma margem muito maior de possibilidades.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host