UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

18/06/2008 - 15h27

Perda de dentes é ligada á gravidez

Por Nicholas Bakalar
The New York Times
Um novo estudo sugere que quanto mais bebês uma mulher tem, maiores as chances de que ela perca dentes.

Em uma amostragem de 2.635 mulheres de todo o país, com idades entre 18 e 64 anos e que tenham tido pelo menos uma gravidez, o número de dentes perdidos aumentou com o número de gravidezes. A associação persistiu mesmo depois do controle por idade, tabagismo, status socioeconômico e número de visitas ao dentista. O estudo está publicado online no "The American Journal of Public Health".

O porquê de isso acontecer não está claro, mas Stefanie L. Russell, autora-chefe do estudo e professora-assistente de epidemiologia na Universidade de Nova York, diz que uma possível razão é que mulheres grávidas simplesmente não vão ao dentista com freqüência suficiente.

"Não estou certa de por que esse é o caso", diz ela. "Antes pensava-se que mulheres só deveriam ser tratadas durante o segundo trimestre", em parte devido ao medo dos efeitos de raios-X dentais no feto.

"Mas você precisa analisar o caso individual e ver que tipo de tratamento a mulher necessita", diz Russel. "O tratamento preventivo durante a gravidez é realmente importante."

Os autores citam estudos mostrando taxas de gengivite e outros problemas dentais em mulheres grávidas variando entre 30 e 100%. Embora a doença geralmente diminua depois do parto, problemas periodontais existentes podem piorar durante a gravidez.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host