UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

26/05/2008 - 12h51

Greenpeace pede mais empenho do governo para aprovação de santuário de baleias

Da Agência Brasil
Em Brasília
Ativistas da organização não-governamental (ONG) Greenpeace realizaram hoje (26) um protesto pacífico e inusitado em frente ao Palácio do Planalto.

Eles tentaram colocar uma baleia inflável de 15 metros de comprimento no espelho d'água em frente ao prédio para pedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, se mobilizem para conseguir a aprovar a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul.

Antonio Cruz/Agência Brasil
Para Greenpeace, santuário não foi aprovado por conta de lobby japonês
DIABO-DA-TASMÂNIA CORRE RISCO
UOL AMBIENTE
Desde 1999, o governo brasileiro tenta a aprovação do santuário nas reuniões da Comissão Internacional da Baleia (CIB). O santuário impediria a caça em todo o Oceano Atlântico sul, que banha toda a costa do Brasil e da Argentina, o sul do Chile e toda a costa oeste da África.

Segundo a coordenadora da Campanha das Baleias do Greenpeace Brasil, Leandra Gonçalves, o projeto ainda não foi aprovado porque o Japão, que defende a caça às baleias, compra o voto de países pequenos da África que fazem parte da CIB.

"Eles [os japoneses] compram os votos de países africanos, como São Tomé e Príncipe, por meio de subsídios à pesca, como indústrias de gelo", afirmou. Este ano, a reunião da CIB será realizada em junho, no Chile. De acordo com Leandra, essa será uma oportunidade para o Brasil conseguir os 55 votos de 73 países necessários para a criação do santuário.

"Queremos que o presidente Lula traga mais países para o nosso lado. Queremos que ele traga de fato esses países que estão sendo comprados pelo governo japonês para o lado da conservação", disse.

Segundo ela, uma alternativa para conseguir esses votos é mostrar que o turismo de observação das baleias, uma atividade praticada no Brasil, rende US$ 1 bilhão por ano.

Os ativistas também aproveitaram o protesto na capital federal para entregar 13 mil assinaturas de brasileiros que pedem mais apoio para a criação do Santuário das Baleias do Atlântico Sul.

"Como já temos dois santuários vamos garantir um corredor migratório das baleias. Esperamos que o presidente e o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, compareçam à reunião [da Comissão Internacional da Baleia, em junho] e assumam o papel de porta-vozes da vontade da população brasileira. O Brasil pode e deve ter uma atuação positiva e diferenciada na CIB."

O membros do Greenpeace entregaram o documento com as assinaturas na Presidência da República e nos Ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host