UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

15/04/2008 - 16h09

Ceará admite epidemia de dengue hemorrágica

Vicente Gioielli
Especial para o UOL
O secretário de Saúde do Estado do Ceará, João Ananias, afirmou ontem que a região vive uma "epidemia de dengue hemorrágica". Em entrevista a uma rádio local, Ananias explicou, no entanto, que não existe uma epidemia de dengue na sua forma clássica.

Segundo Manoel Fonseca, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa), o secretário assumiu a epidemia de dengue hemorrágica por três motivos. "Primeiro que mais de 30% dos municípios do Estado registraram ao menos um caso. Em segundo lugar por que o número de casos mais que dobrou em relação ao ano passado. E, em terceiro, devido á incidência maior da doença em crianças menores de 14 anos", disse. "Ele resolveu assumir o ônus de uma epidemia para poder combatê-la com maior força", ressaltou.

Dados da Secretaria de Saúde confirmam a situação difícil do Ceará. Nos primeiros meses de 2008 a Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) aumentou 319% em relação ao mesmo período de 2007. O número de municípios que registraram casos de dengue hemorrágica também quase triplicou. Dos 184 municípios do Ceará, 19 confirmaram casos da doença. Em 2007 foram apenas sete. Duas mortes foram confirmadas em decorrência da dengue hemorrágica e outras duas por complicações da doença.

Para buscar combater o aumento do número de casos de dengue, o Estado do Ceará busca conscientizar a população através de peças publicitárias e através dos meios de comunicação locais. Além disso a secretaria conversará com universidades públicas e particulares de medicina para ouvir idéias para se melhorar o combate à dengue e o atendimento às pessoas infectadas. Existe a possibilidade de médicos residentes serem capacitados para o tratamento da dengue para ajudarem a reduzir o número de óbitos.

No total, até o último dia 11 de abril, foram notificados 358 suspeitos de Febre Hemorrágica da Dengue no Ceará. Destes, 109 foram confirmados. A Capital, Fortaleza, foi a que confirmou o maior número de casos: 39.

Na sua forma mais clássica, foram notificados 12.511 casos suspeitos de dengue em 143 municípios do Ceará, mas foram confirmados 7.241 casos em 125 municípios.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host