UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

01/04/2008 - 17h44

Sem médicos, tendas para hidratação de pacientes com dengue no Rio não funcionam

Da Redação*
Devido à falta de médicos, três tendas de hidratação para pacientes com dengue no Rio de Janeiro ainda não foram inauguradas: as unidades da Penha e Del Castilho, na zona norte, e Gávea, na zona sul.

"Nesse momento estamos aguardando os médicos para abrir as tendas", disse o governador do Rio, Sérgio Cabral.

Para aumentar o número de profissionais, a Secretaria Estadual de Saúde articula o deslocamento de médicos de outras unidades federativas para o Rio. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) intermedeia as negociações e se reunirá na próxima quinta-feira (3) para discutir o assunto.

Os membros do conselho devem definir quais estados poderão ceder profissionais sem prejudicar o atendimentos em suas redes e ainda quando os médicos começarão a atender os doentes com dengue.

Segundo o secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, em relação à especialidade de pediatria existe um déficit de 154 profissionais. Desses, 50 já estariam disponíveis para sair do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Roraima e Mato Grosso do Sul.

Sérgio Cabral disse que para ampliar os atendimento médico também pedirá apoio das universidades por meio de médicos residentes. Para os leitos, um acordo com a Santa Casa prevê financiar cerca de 150 vagas. Hoje, a rede pública estadual conta com 340.


*Com informações da Agência Brasil


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host