UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

24/03/2008 - 13h44

Temporão anuncia reforço com agentes, carros e leitos contra a dengue no Rio

Da Agência Brasil
No Rio
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou hoje (24) uma série de medidas para combate ao mosquito da dengue e atendimento às pessoas infectadas pela doença no Rio.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão (PMDB), descumpriu nesta segunda-feira a recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e voltou a culpar a administração do prefeito Cesar Maia (DEM) pela epidemia de dengue na cidade. Ontem, Lula havia pedido despolitização da crise da dengue. Leia mais
MINISTRO CULPA PREFEITURA
"CARTÃO-DENGUE"
POSSÍVEL 50ª VÍTIMA
COMO PREVENIR A DENGUE
'POVO ESTAVA DESINFORMADO'
Foi anunciada a liberação de 300 agentes de saúde e 15 carros de fumacê para atuar contra o Aedes aegypti, mosquito que transmite a doença. Temporão também informou que serão abertos mais 104 leitos para atendimento aos enfermos nos seis hospitais federais do Rio. O reforço previsto para esses locais inclui a contratação temporária de 671 profissionais de saúde.

Segundo o ministro, cada veículo pode pulverizar cerca de 100 quarteirões por dia.

Começa a funcionar hoje o gabinete de crise do Ministério da Saúde para auxiliar os governos estadual e municipais no combate a dengue e no atendimento à população contaminada pela doença. Uma reunião à tarde entre representantes do ministério, das Forças Armadas e dos governos locais irá definir as prioridades de ação.

De acordo com o ministério, enquanto no restante do país houve uma queda de 40% na incidência dos casos de dengue neste início de ano, a capital fluminense superou em mais de 100% o número de casos em comparação ao mesmo período em 2007. Uma das falhas apontadas pelo órgão federal é a baixa implementação das equipes de saúde da família, que cobrem hoje apenas 8% da população do município.

Durante viagem a Washington, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que as Forças Armadas "estão dispostas a ajudar" no combate à dengue e no tratamento dos infectados com a doença. Jobim levantou a possibilidade de os hospitais de campanha participarem da ação, como há dois anos, durante a intervenção federal na saúde no Estado.

O secretário de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, já admitiu que o Estado vive uma epidemia de dengue. Na semana passada, em apenas um dia, foram notificados 2 mil casos de pessoas contaminadas.

Os governos locais ampliaram o número de leitos nos hospitais para receber pacientes e reforçaram as ações de prevenção. A população foi orientada a usar calças e blusas de manga comprida para evitar picadas do mosquito transmissor da dengue. O hemocentro reforçou o apelo por doadores de sangue.

Moradores protestaram ontem e no último sábado (22) contra o que classificam como falhas na prevenção da doença e no atendimento aos pacientes.




Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host