UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

20/03/2008 - 19h22

Aumento da poluição traz novos problemas à saúde; saiba como se proteger

da Redação
As conseqüências que um contingente de seis milhões de veículos traz para uma cidade como São Paulo vão muito além dos consecutivos recordes de congestionamento registrados nas últimas semanas. Tantos carros nas ruas fizeram com que os índices de poluição do ar, que haviam caído desde 2002, subissem 54% no ano passado, no comparativo com 2006. Com o ar mais poluído, elevam-se também os riscos à saúde da população e as inúmeras doenças causadas pelo excesso de gases tóxicos na atmosfera.

Para conversar sobre o assunto, o UOL recebeu em seu estúdio o médico Ubiratan de Paula Santos, presidente da Comissão de Doenças Ambientais e Ocupacionais da SPTT (Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia). Ele conversou com os internautas sobre saúde e poluição. Veja abaixo a íntegra do bate-papo, em vídeo e texto.



(04:37:57) sol fala para Ubiratan de Paula: Existe alguma forma de prevenção ou pelo menos diminuição dos efeitos da poluição , através do consumo de certas vitaminas? quais?

(04:59:02) Ubiratan de Paula: sol, não existe. Não há nenhum estudo que comprove que o consumo de vitaminas ajude. No caso do cigarro, a suplementação atrapalhou em um estudo realizado na Europa. É importante que as vitaminas sejam ingeridas na forma de alimentos.


(04:49:01) Patolino fala para Ubiratan de Paula: Doutor, é preciso mesmo ter cuidados adicionais com a poluição? Ou foi criada uma paranóia em relação às coisas que faz mal. Tipo, tudo faz mal hoje em dia.

(05:00:57) Ubiratan de Paula: Patolino, nós estamos no século 21. Essa discussão é mais relevante nos últimos 30 anos. O marco disso foi o nevoeiro de Londres que produziu 4 mil mortos e um estudo concluiu que a causa foi a poluição. À medida que você reduz a mortalidade infantil, você se preocupa com outras coisas e a poluição atinge muita gente. Em São Paulo, que tem milhões de pessoas, a poluição ataca muita gente e tem um impacto relevante. Temos que nos preocupar em reduzir a poluição, que é de origem veicular.


(04:49:05) Tosse fala para Ubiratan de Paula: Doutor Ubiratan a poluição não vai acabar, então o que fazer? mudar para o interior?

(05:03:02) Ubiratan de Paula: Tosse, algumas cidades do interior são bem poluídas. Não há soluções mágicas, mas recomendamos algumas coisas, como fazer exercícios, algo que melhora a qualidade vida. Mas numa cidade poluída, deve-se evitar fazer esportes em vias de tráfego intenso. Quando você faz exercício, aumenta a capacidade respiratória e num ambiente poluído você inala porcarias junto com o oxigênio. Em dias secos, também é importante não praticar exercícios.


(04:49:10) gilda fala para Ubiratan de Paula: gostaria de saber se o fato de morar perto de grandes avenidas afeta mais a saúde do que viver num lugar mais arborizado da mesma cidade?

(05:04:53) Ubiratan de Paula: gilda, sim, faz diferença. Vários estudos demonstraram que pessoas que vivem em vias de grande tráfego morrem mais de problemas respiratórios. Moram ou trabalham, vale ressaltar, porque a pessoa passa muito tempo em um lugar poluído.


(04:49:14) dafas fala para Ubiratan de Paula: A poluição dentro da casa é maior ou é igual a da rua?

(05:06:26) Ubiratan de Paula: dafas, ela é semelhante. A poluição é formada por gases e não há barreiras em portas e janelas. É difícil filtrar apenas o monóxido do carbono. O material mais grosso entra menos. Uma casa tem menos poluição, mas na prática é quase a mesma coisa. O ar condicionado também não é bom, pois seca muito o ar.


(04:49:16) tati fala para Ubiratan de Paula: é verdade que gripe mal curada pode gerar pneumonia?

(05:07:35) Ubiratan de Paula: tati, a gripe é causada por um vírus que inflama o pulmão. Nossa boca e garganta são freqüentadas por bactérias. Aí você pode ter uma pneumonia por causa do vírus da gripe. Com a queda da resistência do organismo, também é possível ter pneumonia por bactéria e outras complicações. Por isso recomendamos a vacinação de pessoas mais idosas.


(04:50:21) policial 36 fala para Ubiratan de Paula: qual os problemas causados pelo anabolizante emogeni?

(05:07:44) Ubiratan de Paula: policial 36, infelizmente não sei lhe responder.


(04:51:44) asmático fala para Ubiratan de Paula: doutor a asma alérgica tem cura ?

(05:08:33) Ubiratan de Paula: asmático, não tem, mas é possível controlar. Se uma pessoa ficou sensível a uma determinada substância, ela pode evitar e tomar remédios, mas não é possível curar.


(04:56:54) Daniel fala para Ubiratan de Paula: Olá, moro perto de um córrego a uns 2km de distância de minha casa poluído por lixos de hospitais e outras empresas. Isso pode vir a afetar a minha saúde? Quais os tipos de conseqüências?

(05:09:53) Ubiratan de Paula: Daniel, se o córrego passa perto do lixo e passa perto da sua casa, o lixo gera o que a gente chama de chorume. Se você tiver contato com a água contaminada, pode ter problemas.


(04:59:28) garoto_20a fala para Ubiratan de Paula: É POSSÍVEL QUE UMA PESSOA ADQUIRA UMA DPOC APENAS CONSIDERANDO A POLUIÇÃO DO AR?

(05:11:12) Ubiratan de Paula: garoto_20a, é possível ter doença pulmonar obstrutiva crônica. Estudos indicam que pessoas que moram em cidades poluídas estão sujeitas a esse tipo. Duas milhões de pessoas morrem no mundo por ano devido à queima de combustível dentro de suas casas. As crianças e velhinhos são as que mais morrem por essas causas.


(05:00:44) Marcos fala para Ubiratan de Paula: Nas décadas de 80 e 90 era comum ver moradores de cidades como Tóquio e Cidade do México usando máscaras cirúrgicas em dias de muita poluição. Elas são efetivas? Há algum benefício? O senhor recomendaria o uso de tal máscara em São Paulo?

(05:12:19) Ubiratan de Paula: Marcos, essas máscaras servem mais para protestos. Para funcionar com eficácia, seria o caso de usar uma máscara de astronauta.


(05:01:37) Marcos fala para Ubiratan de Paula: O senhor desaconselha a prática de exercício no Ibirapuera e USP, considerados dois dos pontos mais poluídos de SP?

(05:13:36) Ubiratan de Paula: Marcos, não desaconselho. No Ibirapuera tem uma concentração de ozônio nos dias ensolarados. Nesse período deve-se evitar fazer exercício pesado. Agora, caminhada pode. Nós não conhecemos estudo que recomende ficar em casa. O melhor é fazer exercícios.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host