UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

29/02/2008 - 18h59

Arqueólogos descobrem cidade de 5.500 anos no Peru

da Redação*
Uma equipe de arqueólogos peruanos e alemães descobriu, nesta semana, uma praça circular do complexo arqueológico de Sechín Bajo, a mais antiga construção peruana, com 5.500 anos de antigüidade.

Segundo o jornal "El Comercio", os 25 testes de Carbono 14 realizados comprovaram que o local foi construído cerca de 500 anos antes da cidadela de Caral, considerada a mais antiga do Peru até então. Além disso, a construção de Sechín Bajo coincide com o início das culturas egípicia e mesopotâmica.

Reuters
Construção pré-colombiana é uma das mais antigas já encontradas nas Américas
MÚMIA ENCONTRADA EM SP
EGITO: TÚMULO DE GUERREIRO
CHINA: CIDADE DE 4.000 ANOS
VASOS ACHADOS COM TUTANCÂMON
ÁLBUM DA SEMANA
A praça circular, de dez metros de diâmetro, pertence ao primeiro dos três períodos construtivos do complexo arqueológico de Sechín Bajo, situado em Casma, no departamento de Áncash. Ela se encontra rebaixada em pelo menos dois metros em relação ao solo, foi construída com pedras e adobes retangulares e teria servido como ponto de encontro para socializar as pessoas

"Na realidade, esse monumento tem uma arquitetura extraordinária, que começou provavelmente nas construções mais arcaicas e se prolongou pela época mais formativa", afirmou o arqueólogo German Yenque.

Ao lado do templo existe outra construção retangular, cuja idade ainda não foi determinada, mas que faz parte da segunda etapa construtiva de Sechín Bajo. A estrutura maior, de 180 metros de comprimento e 120 metros de largura, pertence à terceira fase construtiva, há cerca de 3.600 anos, e compreende vários pátios com reentrâncias.

Nessa estrutura, os arqueólogos encontraram um friso em alto relevo que mostrava a figura do "degolador", um personagem mítico que está muito ligado à história antiga do Peru, segundo o "El Comercio".

"Aqueles que construíram Sechín Bajo tiveram um alto conhecimento arquitetônico e construtivo. Isso se vê claramente no tratamento aos materiais para que os edifícios fossem resistentes", disse o diretor do projeto Sechín Bajo, o arqueólogo Peter R. Fuchs.

A descoberta revela que as primeiras sociedades que levantaram centros cerimoniais no Peru se desenvolveram na serra de Casma. Os novos dados jogam por terra outras teorias que indicam que essas civilizações floresceram inicialmente junto à costa e só depois se deslocaram aos vales da serra.

O achado coroou 16 anos de trabalho, iniciados em 1992, em Sechín Bajo, em busca dos primeiros sinais de uma civilização no Peru. O país tem diversos sítios arqueológicos, e muitos deles precedem o poderoso império Inca, que atingiu o seu auge no século 16, antes da invasão dos espanhóis.


*Com agências internacionais

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host