UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

23/01/2008 - 18h43

Pesquisador da USP busca entender o aparecimento de opiniões extremistas

Da Redação*
Por meio de princípios de física e estatística, um pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) tenta entender quais são os mecanismos que levam ao aparecimento de opiniões extremistas dentro da sociedade. O físico André Martins desenvolveu um modelo exploratório que verifica as consequências das pessoas mudarem de opinião a partir de novas informações recebidas, por exemplo, de vizinhos.

O modelo foi testado em computador e se baseia no Teorema de Bayes, um princípio básico de estatística. Segundo ele, cada opinião individual é uma probabilidade associada a uma das idéias em debate. Essa probabilidade poderia ser alterada por meio de métodos estatísticos conhecidos.

Uma rede de vizinhança foi simulada para descobrir porque algumas opiniões mudavam e outras se tornavam fortemente arraigadas. Conforme os vizinhos interagiam entre si, havia uma tendência a se formarem grupos com a mesma opinião. No final, o pesquisador verificou que as pessoas acabavam se concentrando nos extremos.

Um novo estudo pretende mostrar de que forma a estrutura das redes de vizinhança pode colaborar para reduzir os extremismos.

O estudo de André Martins é descrito em um artigo que será publicado no "International Journal of Modern Physics C (Computational Physics and Physical Computation)", publicação especializada da área de física. O trabalho do físico também foi tema de uma matéria publicada na revista britânica "New Scientist", no último mês de novembro.


*Com informações da Agência USP

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host