UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

31/08/2007 - 14h11

Farmacêutica retira remédio para tosse do mercado por risco de arritmia

da Redação
A farmacêutica Boehringer Ingelheim informou nesta sexta-feira que decidiu voluntariamente retirar do mercado mundial seus medicamentos à base de cloridrato de clobutinol, comercializados no Brasil como remédio isento de prescrição sob as marcas Silomat e Silomat Plus, indicados para o tratamento da tosse seca.

Segundo a empresa, que já informou o fato à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a decisão foi tomada após a realização de estudos que indicaram o risco de arritmia cardíaca durante o período de utilização da substância.

Como o componente do remédio não é mais protegido por patente, existem no mercado outros medicamentos disponíveis à base de clobutinol. A Anvisa ainda não informou se tomará alguma providência em relação a esses produtos.

De acordo com o diretor de relações institucionais da Boehringer no Brasil, Félix Figols, a suspeita de que o remédio causa alterações cardíacas foi detectada em um estudo ainda não concluído, que contou com 48 voluntários sadios. "O risco é efetivamente baixo, mas a empresa decidiu pela retirada mesmo assim", diz.

A recomendação é que os pacientes que hoje fazem uso da substância busquem orientação médica ou farmacêutica para opções adequadas de tratamento.

Segundo o fabricante, os efeitos adversos do cloridrato de clobutinol são passageiros, ou seja, desaparecem com a suspensão do uso do medicamento.

O Silomat está no mercado mundial desde 1961 e foi lançado no Brasil em 1967. A Boehringer disponibiliza o telefone 0800 7024170 para mais informações.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host