UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

21/08/2007 - 14h06

Ônibus espacial Endeavour pousa com sucesso na Flórida

da Redação

Nasa TV/Reuters

O ônibus espacial Endeavour, no Kennedy Space Center, na Flórida

O ônibus espacial Endeavour, no Kennedy Space Center, na Flórida

O ônibus espacial Endeavour tocou o solo pontualmente às 13h32 (horário de Brasília) desta terça-feira.

A manobra de aterrissagem começou às 12h25 (em Brasília), quando foram ativados os foguetes de propulsão que diminuíram a velocidade da nave, de 27.200 km/h a 400 km/h.

A Nasa (agência espacial dos EUA) reduziu em um dia a missão de construção de duas semanas do Endeavour na Estação Espacial Internacional (ISS) quando o furacão Dean deu sinais de que obrigaria o centro de controle de vôo, em Houston (Texas), a ser esvaziado.

O ônibus regressou com um pequeno rasgo em seu escudo de proteção contra o calor, rasgo esse provocado por um pedaço de espuma isolante que se soltou do tanque de combustível durante o lançamento, no dia 8 de agosto. Segundo a Nasa, o problema não representava perigo para a tripulação.

Um problema semelhante, mas de maiores proporções, fez com que o Columbia se desintegrasse quando reingressou na atmosfera terrestre, em 1o de fevereiro de 2003, matando seus sete ocupantes.

A tripulação do Endeavour fez várias saídas ao espaço a fim de instalar uma nova viga na estrutura externa da estação, substituir um giroscópio defeituoso e preparar o complexo para receber novos módulos pela primeira vez em seis anos.

Entre os astronautas a bordo do ônibus espacial estava também Barbara Morgan, uma ex-professora que foi treinada para uma missão desse tipo pela primeira vez em 1985, quando era reserva de Christa McAuliffe, a professora que em janeiro do ano seguinte morreu na missão do Challenger.

Morgan foi ao espaço para cumprir a meta de McAuliffe de identificar oportunidades pedagógicas durante os vôos espaciais.

Com informações das agências internacionais


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host