UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

16/07/2007 - 20h21

Conheça os testes que serão feitos durante o vôo do VSB-30

da Redação
Após sucessivos cancelamentos, restam apenas três dias para terminar a janela de lançamento para o foguete VSB-30. A Agência Espacial Brasileira (AEB) fará uma tentativa nesta terça-feira, a partir das 10h30. A chamada operação Cumã 2 levará ao espaço nove experimentos científicos para serem testados em ambientes de microgravidade. Saiba um pouco sobre cada um deles:

DANOS E REPAROS DO DNA NA MICROGRAVIDADE
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

O experimento irá analisar o mecanismo de reparo do DNA e as mutações que a exposição à radiação pode causar. Para isso, os pesquisadores usam amostras da bactéria Escherichia coli em ambiente de microgravidade.

MODULAÇÃO DA VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DE ONDAS DE REAÇÃO - DIFUSÃO (B-Z) EM MEIO GEL POR FORÇAS FRACAS (GRAVIDADE)
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em parceria com a Universidade de Hohenheim, na Alemanha

O estudo tem como objetivo compreender como o sistema nervoso central se comporta em ambientes de microgravidade para possíveis tratamentos futuros para a enxaqueca e outras doenças neurológicas. Os pesquisadores vão analisar as reações do material sintético B-Z, que simula a reação do organismo humano. "Essas reações são visualizadas na forma de ondas que são similares às que se formam no córtex antes de uma crise de enxaqueca", explica Patrick Spencer, pesquisador do Ipen.

MINITUBOS DE CALOR
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Laboratório de Energia Solar e Núcleo de Controle Térmico para Satélites (Labsolar)

O experimento vai checar a eficácia dos minitubos de calor em ambiente de gravidade. A função desses equipamentos é transportar o calor concentrado em alguma região mais quente para uma outra mais fria, para controlar a temperatura de uma superfície de interesse. Trata-se de um instrumento cuja aplicação tem crescido para o controle térmico de componentes eletrônicos, como os laptops.

EFEITO DA MICROGRAVIDADE NA CINÉTICA DAS ENZIMAS
Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI)

O estudo visa compreender o fenômeno das reações enzimáticas no organismo do ponto de vista da cinética. Para isso, será observada a invertase, substância que gera como produto a frutose, de poder edulcorante superior ao do açúcar e com a facilidade de não cristalizar a baixas temperaturas. Além da indústria alimentícia, a indústria farmacêutica se beneficia das pesquisas para adoçar xaropes para crianças.

FORNO MULTIUSUÁRIO PARA SOLIDIFICAÇÃO (FORMU-S)
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)e Universidade Federal de Pernambuco

Uma grande dificuldade dos pesquisadores brasileiros em trabalhos que precisem de aquecimento é a obtenção de um forno próprio para essas pesquisas. Para sanar esse problema, uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) desenvolveu o forno multiusuário de solidificação, chamado Formu-S. Ele carregará dois experimentos no foguete. Um deles, também desenvolvido pelo Inpe, consiste num material semicondutor com importantes aplicações, como a fabricação de lasers para região do infravermelho termal. O outro estudo, da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisa a formação de compósitos híbridos por difusão térmica de nanopartículas metálicas de prata em vidro.

DIFUSÃO TÉRMICA DE NANOPARTÍCULAS METÁLICAS EM MATERIAIS VÍTREOS
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

A tendência mundial em pesquisa está voltada ao desenvolvimento de nanotecnologia, ou seja, produtos cada vez menores e mais eficientes. O objetivo desse estudo é utilizar a nanotecnologia na avaliação dos efeitos da gravidade na preparação de novos materiais, como dispositivos para áreas de saúde e de meio ambiente.

COMPUTADOR DE BORDO PARA O RECONHECIMENTO DOS VÔOS DOS FOGUETES DE SONDAGEM
Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Para esse experimento, foi preparado um computador de bordo desenvolvido especialmente para veículos de sondagem. Esse equipamento consiste em uma unidade microcontrolada para a aquisição de dados durante o vôo, como lançamento, momento em que o propulsor é desligado e início da situação de microgravidade, entre outros.

EVAPORADORES CAPILARES (CEM)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

O experimento tem como objetivo desenvolver e aperfeiçoar o conhecimento de controle térmico para satélites, o que é fundamental para manter os circuitos eletrônicos em funcionamento. O projeto contribui para o alcance da autonomia no setor, uma vez que os dispositivos utilizados para controlar a temperatura em satélites brasileiros são comprados em outros países.


Com informações da Agência Espacial Brasileira

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host