UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

26/04/2007 - 10h05

Registro de medicamento contra obesidade é aprovado pela Anvisa

da Redação
A empresa farmacêutica Sanofi-Aventis anunciou nesta quinta-feira a aprovação do registro do remédio Acomplia (rimonabanto) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O produto deve chegar às farmácias brasileiras no final de julho.

A substância, aprovada na Europa em junho do ano passado, é utilizada no tratamento de pacientes obesos ou com sobrepeso e fatores de risco associados, como diabetes do tipo 2, síndrome metabólica e dislipidemia.

O rimonabanto atua no chamado sistema endocanabinóide, envolvido no controle do apetite e no acúmulo de gordura. Ele foi descoberto há cerca de duas décadas, a partir de estudos com os efeitos provocados pelo THC, princípio ativo da maconha. Os pesquisadores descobriram que a famosa "larica" dos usuários, que leva à compulsão desenfreada pela comida, acontece pela ativação de certas substâncias e receptores cerebrais que aumentam o apetite e fazem com que a gordura seja bem armazenada pelo organismo.

"Provavelmente esse sistema foi muito útil para os homens do tempo das cavernas", afirma o endocrinologista Márcio Mancini, da Universidade de São Paulo (USP). Estima-se que esse mecanismo seja mais ativo nos indivíduos obesos, por razões genéticas.

De acordo com o médico, os efeitos colaterais associados ao rimonabanto são náusea e tontura (em cerca de 15% dos pacientes) e quadros leves de ansiedade ou humor deprimido (em aproximadamente 5%). Menos de 1% dos usuários apresenta quadros mais graves de ansiedade e depressão, o que pode levar à interrupção do uso.

Em estudo publicado no ano passado pela revista The Lancet, a dose diária de 20 mg do medicamento apresentou resultados expressivos em relação aos níveis de colesterol e triglicérides dos pacientes, além de reduzir a circunferência do abdome e até 10% do peso corporal.

Indicação

O informe da Anvisa diz que "o medicamento está indicado como adjuvante à dieta e aos exercícios, para o tratamento de pacientes obesos (IMC - Índice de Massa Corpórea maior ou igual a 30 kg/m2) ou pacientes com sobrepeso (IMC maior do que 27 kg/m2) com fatores de risco associados".

Como explica Mancini, a idéia é que o rimonabanto não seja utilizado por quem quer apenas perder alguns quilos, por razões estéticas. "Há sempre o risco de o paciente sofrer efeitos colaterais", previne. Cerca de 14% das mulheres e 9% dos homens sofrem de obesidade no Brasil. Já a diabetes afeta aproximadamente 12% da população.
Leia também
Entenda mais sobre síndrome metabólica e gordura abdominal

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host