UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

Saiba o que fazer com o lixo doméstico

Óleo de cozinha

A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia também pode contribuir para diminuir o aquecimento global, pois sua decomposição emite metano, um dos principais gases que causam o efeito estufa.

O óleo deve ser acondicionado em sacos plásticos ou em uma garrafa PET e encaminhado a empresas que o transformam em produto de limpeza ou biodiesel. O material também pode ser levado para Organizações Não-Governamentais, que o encaminham para as empresas.

Algumas lojas do Pão de Açúcar na Região Metropolitana de São Paulo também passaram a receber óleo de cozinha (a lista está disponível no site http://www.grupopaodeacucar.com.br/).

O óleo também pode ser utilizado, pelo próprio consumidor, para se fazer sabão. Confira a receita:

Ingredientes:
  • 5 litros de óleo de cozinha usado
  • 200 mililitros de amaciante
  • 2 litros de água
  • 1 quilo de soda cáustica em escama
Modo de preparo:

Com cuidado, ponha a soda em escamas no fundo de um balde plástico. Depois, adicione a água fervendo e mexa até diluir a soda. Acrescente o óleo e continue mexendo. Misture bem o amaciante. Jogue a mistura em uma forma. No dia seguinte, cortar as barras de sabão.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Locais que recebem lixo reciclável em algumas capitais brasileiras

SÃO PAULO:
LIRIUM
Coleta a partir de 50 litros de óleo. Passa para recolher o óleo de acordo com a necessidade do local (semana, mês ou quinzena). Empresta recipientes de 50 litros para armazenar o óleo. Telefone: 0/XX/11 4544-1024.
Comércio e Indústria COSTACOI Ltda. Recolhe a partir de 50 l de óleo, colocados em garrafas PET. Troca o óleo por material de limpeza. Telefone: 0/XX/11 6910-7697
Projeto Vira Lata
Recebe a doação do óleo, juntamente com a de outros materiais separados pela coleta seletiva. Avenida Embaixador Macedo Soares, nº 6000 (paralela a Marginal Tietê), Vila Leopoldina – São Paulo – SP
Telefone: 0/XX/11 3831-1501
e-mail: viralata@viralata.org.br
GRANDE ABC: (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra)
Instituto Triângulo
Recolhe a partir de 6 l
Rua João Ribeiro, nº 348 – Campestre – Santo André (SP)
Telefone: 0/XX/11 4991-1112.
E-mail: www.triangulo.org.br
RIO DE JANEIRO:
Disque Óleo Vegetal Usado
Telefones: 0/XX/21 2260-3326 / 0/XX/21 7837-9446
E-mail: contato@disqueoleo.com.br
Site: www.disqueoleo.com.br

O Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais, (Prove) foi firmado entre a iniciativa privada, a Refinaria de Manguinhos, e a Secretaria de Meio Ambiente do Rio. Outro meio de colaborar é ligar para o Disque-Óleo: basta entrar em contato para a equipe desse programa visitar sua casa
Disque-Prove: 0/XX/21 2598-9240; Disque-Óleo: 0/XX/21 2260-3326.
Site: (www.disqueoleo.com.br)
CURITIBA:
A prefeitura da cidade está lançando o serviço de coleta especial, com recolhimento nos 78 pontos do Câmbio Verde e nos 21 terminais de ônibus da cidade. Depois de recolhido, o óleo de fritura é encaminhado para a reciclagem, onde é transformado em sabão, detergente e matéria-prima para fabricação de outros produtos.

Para ser entregue, o óleo deve ser armazenado em garrafas PET (de preferência transparentes). Ligue 156 ou visite a página da prefeitura na Internet (www.curitiba.pr.gov.br), para saber os dias e horários da coleta. Você também pode ligar para o departamento de Limpeza Pública, em dias e horários úteis. Telefone: 0/XX/41 3338-8399.
PORTO ALEGRE:
O Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura de Poá, que possui 8 postos em Porto Alegre, está vinculado ao Pró-Dilúvio, um projeto da prefeitura que promove ações de saneamento e educação ambiental. O programa já conta com oito postos espalhados pela capital. Site:www.portoalegre.rs.gov.br
FLORIANÓPOLIS:
A coleta é realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Instituição desenvolve o projeto Família Casca, por meio do qual recupera o óleo de cozinha e o transforma em combustível. No entanto, o projeto coleta o produto apenas na região próxima à universidade (bairros de Trindade, Córrego Grande, Pantanal e Carvoeira).
SALVADOR:
O engenheiro químico Luciano Hocevar é o responsável pela Renove, Reciclagem de Óleos Vegetais, e pela picape que passa pelas casas da cidade fazendo a coleta do óleo de cozinha. Telefone: 0/XX/71 9979-2504. Site: www.renoveoleo.com.br
Hospedagem: UOL Host